“Ó Santissima Trindade, sede misericordiosa para comigo na eternidade.”
Madre Joana de Jesus
Despertar, animar e acompanhar sobretudo as jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação: essa é a missão da Animação Vocacional. A motivação dessa ação se dá no cumprimento do mandato do próprio Jesus que diz:
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 35-38).
De forma ampla, como Igreja, consideramos que todas as vocações são importantes para a construção do Reino de Deus. E que, a partir do batismo, todos são chamados a fazer o caminho da descoberta da própria vocação.
Atraídas para a vida religiosa Franciscana Penitente Recoletina, no limiar do jubileu de 400 anos de fundação, a Animação Vocacional da nossa congregação acolhe com muito carinho o itinerário vocacional de cada jovem que se sente motivada para o ideal de vida consagrada e se dispõe a caminhar junto e investir para a descoberta e confirmação da sua vocação.
No entanto, é fundamental a atuação da jovem em sua paróquia, para o discernimento do chamado de Deus à vida Religiosa Consagrada específica, como também para a escolha de qualquer outra vocação.
Para dar início ao itinerário vocacional, antes de mais nada, é fundamental o encontro da pessoa com Jesus Cristo e a clara motivação para dar os primeiros passos. Fazer esses passos pode ajudar a pessoa no discernimento da sua Vocação.
Primeiro contato para falar da sua motivação e perspectiva vocacional. É o contato inicial, uma primeira escuta.
Etapa de apoio à vocacionada para ajudá-la a entender os caminhos e possibilidades para o seguimento da vocação a Vida Religiosa específica.
Momento de aproximação, conhecimento da realidade da vocacionada, para compreender sua individualidade, seus valores, sua cultura, suas motivações. Ajudar a jovem a retomar e valorizar o projeto de vida, traçar novos rumos, colocar-se a caminho.
É o processo à luz da referência de Jesus que chama os doze para antes de tudo estar com Ele, conviver e aprender com Ele; é uma caminhada juntos, na confiança e na entrega da pessoa para o crescimento na maturidade em vista de que ela possa assumir o Carisma da Congregação e a missão na Igreja.
Por isso jovem, se você sentiu acender em seu coração o desejo e a vontade de colaborar com um propósito maior, entre em contato conosco. Você receberá as informações necessárias para fazer sua escolha, passo a posso e a seu tempo.
É o tempo da proximidade do encontro e do primeiro contato com a Congregação e com a Vida Consagrada. É uma etapa para perceber o desejo e a motivação para a Vida Religiosa. É o tempo de descobrir quem é o Mestre e fazer a experiência com Ele (Jo 1,38).
Nesta etapa, a jovem inicia a experiência de vida em comunidade na Congregação; entra no processo formativo, humano-espiritual, a fim de tornar claras suas motivações e adquirir a preparação necessária para continuar o processo no noviciado. É um tempo prazeroso de experiências ricas e vivências celebrativas em comunidade.
O noviciado é a etapa da formação na qual a jovem conhece e experimenta o novo estilo de vida que quer abraçar na Congregação, prepara-se para fazer experiência de Deus por meio da oração, vivência comunitária e participação na missão em vista do discernimento vocacional e o seguimento de Jesus Cristo, segundo a espiritualidade Franciscana e o espírito de Madre Joana de Jesus.
É o tempo favorável à jovem para intensificar a formação recebida no noviciado e continuar em seu crescimento humano e espiritual, imbuir-se dos valores e missão da Congregação e da Igreja como jovem consagrada Penitente Recoletina e, assim, poder melhor servir a Deus e a humanidade.
A formação que inicia nas primeiras etapas da Vida Consagrada continua por toda a vida. É um processo de amadurecimento, com o objetivo de preparar a religiosa para o serviço qualificado ao Reino de Deus.
Fiel ao carisma da Congregação, a religiosa de votos perpétuos estará sempre atenta ao processo de formação das diversas áreas de conhecimento.
O Espírito da Serva de Deus, p.30