Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot

NOVINTER

Nos dias de 05 a 08 de março, no Recanto Coqueiro D’agua, aconteceu o primeiro encontro do NOVINTER (etapa de formação para noviças e noviços) deste ano.

Entre formandas e formadoras, éramos aproximadamente 50 pessoas. A temática trabalhada foi Afetividade e Sexualidade, assessorada pelo Irmão Heládio e a Irmã Sônia. Foram quatro (4) dias bem profundos e cheios de partilha, aprendizados, oração e comunhão, que nos enriqueceu mais ainda por sermos um grupo de diversas culturas dos estados brasileiros, como também Moçambique, Peru, Argentina e Colômbia.

Fomos muito gratas pela proposta e orientação do tema, que nos permitiu maior contato, conhecimento e integração de nós mesmos com o nosso próprio ser e nossas relações interpessoais, sejam elas em nossas Comunidades, Pastorais, Obras e também na Família.

Em tempos passados, nem era possível falar sobre Afetividade e Sexualidade, fato que ainda hoje há “tabus” ou certa resistência sobre o assunto.

Com abertura e acolhimento o grupo foi crescendo em confiança e desejo de mais escuta, aprendizado, respeito e partilha.

Por: Fernanda Marques (noviça)

Fotos: Fernanda Marques

LEIA TAMBÉM