Eventos
NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE…

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE…

ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS IRMÃS EM MOÇAMBIQUE

Moçambique é um País rico em minério, pedras preciosas, semipreciosas e ouro. A riqueza do subsolo não enriquece o País. Grande número de aventureiros é de países vizinhos que vem com o sonho de encontrar algum recurso para melhorar a vida. E por isso, submetem-se às intempéries do tempo.

A presença da Igreja Católica nestes locais é sinal de vida e de esperança para essa gente… Em algumas minas mais próximas das aldeias, as pessoas improvisam moradias por lá mesmo, mas aí se podem imaginar todos os tipos de problemas e sofrimentos que enfrentam essas pessoas. Em nossas visitas a uma destas minas encontramos uma pequena barraca para as Celebrações da Palavra aos domingos.

O desejo de Dom Luiz Fernando (Bispo local), é que sejamos presença nestas minas para encontrarmos formas para ajudar o povo. A igreja já tem algumas ações para acompanhamento deste trabalho. Eu estou conhecendo essa realidade e ficarei responsável em breve por este trabalho e também pelo acompanhamento dos grupos de mulheres.
Neste período ainda de preparação e conhecimento da cultura, estou aproveitando para conhecer as Comunidades rurais. A nossa Paróquia chamada de Cristo Rei, conta com 54 comunidades rurais animadas por leigos residentes na localidade. A maioria destas comunidades são distantes e com estradas ruins. Elas precisam de apoio e acompanhamento. Nosso desejo é desenvolver a pastoral da criança e fortalecer os grupos de Mulheres.

Na medida do possível nós ajudamos no Centro de Saúde das Irmãs Filhas de Jesus que nos acolhe até finalizar a reforma da nossa casa. O Centro de Saúde trabalha com a bio energia, fitoterapia, florais e outros meios. Nós ajudamos na confecção de comprimidos, tinturas, organização do local, etc. É uma experiência gratificante pois, tenho oportunidade de ampliar o leque dos meus conhecimentos e experiências adquiridos no nosso Centro de Terapias Recanto de Assis e ainda, fazer muitas pesquisas. Colaboramos também na dinamização de um curso de saúde ao alcance de todos aqui na Paróquia Cristo Rei. Foi muito bom.

Em outubro, juntamente com os catecúmenos e Irmã Antonieta, visitamos as famílias nos bairros próximos da Aldeia Metoro onde estamos residindo. Fizemos uma oração com as famílias e falamos de Jesus Cristo.

As Irmãs Neuza e Telma (companheiras), colaboram no reforço escolar dos alunos da Escola Comunitária das Irmãs Filhas de Jesus. As dificuldades das crianças são enormes. Precisam de um acompanhamento pedagógico mais próximo.

Irmã Ana da Glória Alves Rolim
Moçambique/2016

© Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot 2015. Todos os direitos reservados.