
Abertura do jubileu dos 400 anos.
21 de Setembro
Dia da Fundação da Congregação das irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas
O caminho da Congregação vai se fazendo ao longo do tempo… “Mais importante que per – correr um caminho é fazer caminho…”.
Madre Joana de Jesus caminhou no seu tempo com destemor, coragem e fé. O resultado, a forma como ela caminhou foi de profunda intimidade com Deus num estado de vida contemplativa.
Mas, a viagem não parou por aí, outros acontecimentos vieram e o caminho foi se fazendo de outra forma. O caminho da vida é surpreendente, atende ás experiências, os apelos que emergem do coração da própria vida. Tornou se Contemplação na Ação (inserção na realidade eclesial- social).
Neste outro caminhar, Madre Joana continua nos inspirando na estrada de Francisco que nos leva a Jesus que nos faz descobrir Deus na mulher em situação de fragilidade, nos pobres e esquecidos da história. Nos faz lembrar de que o caminho não está pronto , ele se faz ao caminhar e que Jesus nos con-voca e nos pro-voca a ter a criatividade para continuar a história da Congregação nos dias de hoje.
Como diz o Papa Francisco: é tempo de fazer memória do passado com gratidão, viver o presente com paixão e o futuro com esperança.










